sexta-feira, 11 de maio de 2007

Nova descarga poluente no rio Alviela faz "milhares" de peixes mortos

Denúncia da Junta de Freguesia
Nova descarga poluente no rio Alviela faz "milhares" de peixes mortos
10.05.2007 - 21h20 Lusa

Uma nova "descarga poluente" no Rio Alviela ocorreu nas últimas horas na zona de Vaqueiros, Santarém, denunciou hoje o presidente da Junta de Freguesia, Firmino Oliveira, que disse ter encontrado peixes mortos "aos milhares".

"Uma imagem dramática de um rio preto, podre", disse Firmino Oliveira, que lamenta "não ter meios para defender as populações a nível ambiental" e ter de assistir "a tudo quanto é vida no rio a morrer".

A Junta de Freguesia já comunicou o caso ao Serviço de Protecção da Natureza (SEPNA) da GNR que, segundo Firmino Oliveira, será "mais um auto de notícia, que só repete".

O autarca, que é também presidente da Comissão de Luta Anti-Poluição do Alviela, lamenta que o Executivo "sacuda a água do capote", referindo uma resposta do Ministério do Ambiente a um requerimento do Partido Ecologista "Os Verdes" a "uma descarga poluente" em Fevereiro, onde se "diz que o Governo já fez o que tinha a fazer".

"As populações continuam penalizadas, infelizmente", desabafou Firmino Oliveira, que lamenta este "impacto tão grande de esgotos", questionando "até que ponto isto é bom para a saúde pública".

Em 2006, para resolver os problemas ambientais do Rio, foi criada uma comissão mista das Câmaras de Alcanena e Santarém que promoveu uma petição que foi entregue no Parlamento, para sensibilizar o Governo para a necessidade de investimento na zona, de modo a inverter a degradação ambiental do Alviela.

Em Fevereiro, os empresários do sector dos curtumes de Alcanena manifestaram a intenção de investir na correcção de problemas técnicos da Estação de Tratamento de Águas Residuais (Etar) do Concelho.

Nos últimos anos, a Etar tem sido alvo de várias acusações de ambientalistas e autarcas da região que a acusam de fazer descargas de efluentes por tratar para o rio, contaminando as freguesias a jusante de Alcanena.

Sem comentários: