terça-feira, 12 de outubro de 2010

Porque se deslocam os animais?


Perguntei aos meus alunos, no primeiro tempo da manhã, qual a razão porque as andorinhas nos abandonam no final do Verão. As respostas não se fizeram esperar. Quase todos justificaram a migração das andorinhas com a temperatura. As andorinhas não suportam o frio - disse a maioria deles. Só um ou dois alunos conseguiu, com muita insistência minha, relacionar a migração das andorinhas com a questões de falta ou abundância de alimento.

A justificação das deslocações dos animais pode dever-se a mais de que uma razão. São quase sempre razões de necessidade, uma vez que só o homem tem o privilégio de fazer opções, nem sempre as mais correctas.

Porque se deslocam os animais? Pergunto eu.

A maioria dos animais necessita de se deslocar, isto é, movimentar a totalidade do seu corpo de um lugar para outro.

As razões que levam os animais a deslocarem-se podem ser variadíssimas, por exemplo a:

  • procura de alimento;
  • fuga aos seus predadores;
  • procura de um parceiro para acasalar;
  • procura de um habitat com melhores condições de sobrevivência.

À capacidade que os animais têm de se deslocar no meio onde vivem, dá-se o nome de locomoção.

A locomoção dos animais vertebrados só é possível porque os ossos, os músculos e as articulações do esqueleto formam uma estrutura suficientemente robusta para suportar o peso do corpo.

Os ossos, os músculos e as articulações trabalham em conjunto na execução dos movimentos do corpo. Os ossos movem-se uns em relação aos outros porque se encaixam ao nível das articulações e não saem do lugar, pois estão unidos através dos ligamentos. Os músculos estão unidos aos ossos através dos tendões.

Ligações interessantes:
Exercícios on line

Sem comentários: